Guia Prático do Que Fazer Na Quarentena

Mais uma semana de isolamento e de quarentena começou. É um momento delicado, nunca antes visto no mundo e sabemos que a situação do corona vírus no país é turbulento e estamos expostos a uma montanha russa de sentimentos. Nunca é demais lembrar da importância do isolamento social. Se puder fique em casa! Nesse momento cuidar de você é cuidar do próximo. É importante dizer também que está tudo bem não fazer mil cursos online, yoga e meditação, está tudo bem não faxinar a casa todo dia ou aprender três línguas diferentes. É normal estar com medo, ansioso e ficar o dia todo sem fazer nada. Mas para aqueles que querem e se sentem dispostos a fazer coisas novas e fazer desse momento também um momento de aprendizado ou divertimento, existem algumas coisas que podem nos ajudar a fazer deste período algo mais leve, divertido e de bons momentos em casa. Separamos algumas dicas para aqueles que estão no mood de fazer alguma coisa e acabam ficando sem ideia. Parece besteira, mas às vezes fazer uma coisinha e mexer o corpo ou a mente faz uma diferença danada no dia a dia e nos ajuda a passar por isso de forma menos negativa. É hora de respirar, e ficar em casa!


1. MEDITAR/ PRATICAR YOGA

Ninguém disse que ia ser fácil! Meditar parece simples e tudo mais, mas quem já tentou sabe que precisa de um pouco mais de força de vontade do que parece, mas aaah os benefícios. Quando você pensa nos benefícios e começa a ver o resultado tudo vale a pena. O aumento de concentração, imunidade e estabilidade emocional são ótimos motivadores para começar este exercício em casa e existem vários aplicativos e vídeos de meditações guiadas para quem está começando. Eu particularmente indico o Headspace (para aqueles que tem uma facilidade com o inglês) ou o Medite.se (em português).


E para aqueles que além de treinar a mente também querem estimular o corpo, é muito interessante unir a prática da meditação aos exercícios da yoga. Fazendo o exercício antes ou depois, ajuda a intensificar o outro. Aqui nossa dica é o canal do Youtube Yoga with Adriane. Que tal começar um desses desafios de 30 dias e depois ver a mudança que causou no seu corpo?


2. FAZER EXERCÍCIOS



Let's get physical, physical!

Cuidar do corpo é importante também! Não importa o seu esporte favorito, é essencial manter o corpo em movimento mesmo em casa. A internet sempre irá te ajudar a encontrar algum conteúdo que te possibilite treinar em casa, até mesmo sem aparelhos!


A Nike Training Club disponibiliza um serviço grátis de treinos. É um app que, mediante um cadastro, você encontra uma plataforma completa com diversos tipos de treino com intensidade diferente, sendo a maioria sem a necessidade de aparelhos.





3. DANÇAR



O negócio é mexer o corpo mesmo! Tem dias que nem a pau dá vontade de fazer exercício. Como já dizia Taylor Swift, pra espantar a energia pesada nada melhor que shake it off!

Nossa playlist it's friday babe é perfeita pra esse momento Dancing with myself!




4. ASSISTIR FILMES/SÉRIES


Vamos ser sinceros, nada melhor que aproveitar esse tempo para descobrir novas séries e filmes que valem a pena ver.

Uma das maneiras mais eficaz para se distrair é consumindo conteúdos ricos e inspiradores, que lhe prende e até te faz esquecer dos tempos sombrios que estamos passando.


// Mas é claro que esse tópico merece uma lista só dele com indicações de filmaços ou aquela série digna de maratona para assistir nesse período.




5. LER LIVROS



Outro que merece uma lista só sua é esse:

LIVROS!

A gente sabe que ler é um exercício e tanto para nossa mente, e com eles ainda podermos viajar através das histórias. Quem disse que não dava pra sair de casa, né amores?


Diversas editoras e plataformas disponibilizaram centenas de e-books que podem ser baixados gratuitamente na versão Kindle. Uma ótima alternativa também, né? E sem esquecer ainda daqueles livros esquecidos na estante, certo?






6. JOGAR

Outra forma de ocupar a mente é jogar alguma coisa, seja eletrônico, jogos de tabuleiro, cartas, dominó. Já pensou em finalizar aquele quebra-cabeça de mil peças? Olha o sonho!

Uma das maiores plataformas de jogos do Brasil, a The Enemy cedeu 20 opções grátis para você se divertir e se distrair durante o surto do coronavírus sem precisar sair de casa.

Nossa dica especial é jogar The Sims, aquele jogo simulador da vida real, bem útil nessa hora hein!




7. ESCUTAR MÚSICA



Ah o poder da música! Poucas coisas aquecem a alma e nos provocam diversas emoções como uma boa música, seja pra mexer o corpo ou pra tocar o coração, coloca aquela playslist para tocar. Ou uma outra ideia é fazer novas playlists, a gente tem algumas playlists no nosso spotify pra vocês se inspirarem também!



8. FAZER FAXINA

Aproveita o tempo livre para limpar a casa, coloca a playlist que você fez no item anterior e mão na massa! Seja um cômodo por dia, varrer e passar pano na casa toda, ou separar e jogar fora aquelas coisas que não prestam mais. Como diz aquele ditado: "Casa arrumada, vida arrumada". Isso existe, não existe?


9. ORGANIZAR O GUARDA-ROUPA




Aproveita que já tá com a mão na massa e começa a organizar o guarda-roupa e os armários.


Que tal fazer uma limpa nas roupas que não usa mais e separar para doar?







10. LIGAR PARA FAMILIARES E AMIGOS

Bateu aquela saudade? A gente sabe que para estar junto não é preciso estar perto e por isso, as videochamadas são grandes aliadas na hora de botar o papo em dia com aqueles que amamos. Internet tá aí pra nos ajudar a manter contato com os amigos e familiares. É uma ótima oportunidade de reunir aquele grupo de pessoas queridas que você não vê faz um tempinho ou aquele grupo de amigos que se encontram todo final de semana e manter o papo em dia. Um bom vinho e boas conversas não podem faltar.


11. TOMAR CHÁ OU CAFÉZINHO DA TARDE

Sabe aquele break que você tirava na empresa para tomar aquele cafézinho e repor as energias? Não precisa abandonar esse ritual. Nada melhor que tomar um cafézinho ou quem sabe um chá (sabia que os benefícios dos chás são inúmeros!) no final da tarde e aquecer a alma. Se tiver companhia em casa aproveita o momento pra conversar e aumentar o vínculo.


12. TESTAR RECEITAS

Tá bom, esse não é pra todos! Mas pra aqueles que gostam de se aventurar na cozinha e testar novas receitas, essa é uma ótima forma de passar o tempo. E nem precisa ser novas sabe, pode ser aquele bolo delícia que você já sabe fazer. O negócio é ocupar a mente e sendo bem sincera, nada melhor que uma comida maravilhosa pra deixar o dia mais feliz. Pra quem não sabe cozinhar, vale a pena pedir uma comidinha fora de vez em quando.


13. APRENDER ALGO NOVO


Sabe aquela coisa que você sempre quis aprender mas nunca teve tempo? Seja aprender uma língua nova, tocar violão, desenhar ou quem sabe fazer aquele curso que sempre sonhou ou que será super útil para sua carreira. Pois pronto, esse é um ótimo momento para começar a aprender algo novo!




14. CUIDAR DE VOCÊ


Cuidar de você é uma parte essencial nesse processo. Não significa que só porque não vamos sair de casa (por um tempo), que vamos ficar desleixadas. Até porque fazemos isso por nós mesmas, não pelos outros. Tomar um bom banho, dedicar um dia inteiro para fazer um spa day e é claro aproveitar para usar aquelas máscaras que estavam guardadas no banheiro.




15. FAZER UMA LIMPEZA NO CELULAR


Se tem uma coisa que já virou nossa maior companhia nos dias atuais é o celular. Acordamos e dormimos com ele do nosso ladinho e quando bate o tédio é pra ele que corremos e ficamos passando de uma rede social pra outra. Nossa dica é pegar esse tempinho de rede sociais (que na real já pode ser bem prejudicial) e usar para deletar aquelas fotos que só estão enchendo memória. Isso serve também para nossa caixa de e-mail, o computador e qualquer eletrônico que a gente esquece de limpar na correria do dia dia.



16. DESCANSE

Já disse lá em cima e irei repetir mais uma vez, esse é um momento nunca antes visto, é normal se sentir drenado e sem vontade de fazer muita coisa. A cobrança de produtividade em tempos caóticos como esse não é nada saudável. São notícias ruins de todos os lados, então é normal que a ansiedade aumente e é normal que cada um lide diferente com essa situação. Descanse, respire, ajude o próximo (se possível) e cuide de você e do coletivo.


Imagens: Reprodução/Pinterest

0 visualização

TREKANTX / 2020 © 

CNPJ: 28.788.601/0001-20

Recife, PE - Brasil 

Sobre        Informações        Entrega        Troca e devolução        Tabela de Medidas        Contato