• TREKANTX

#MuseMonth: Marcela Maya



Marcela Maya é a idealizadora da Demodé Collab, um brechó e loja colaborativa no Recife que une moda cíclica e consciente para todos os corpos e gêneros a um preço justo.


Como surgiu a ideia de criar a Demodé?


Surgiu da necessidade de consumir brechó com curadoria - algo bem escasso no Recife - e também de oferecer esse serviço a amig@s que diagnosticavam comigo uma problemática em outros níveis: a busca árdua por moda acessível, preço justo, sustentável para todos os corpos e gêneros.


Conte-nos um pouco sobre a visão e a ideia por trás do seu trabalho.


Acredito que não haja qualquer coisa implícita ou "por trás". A Demodè é o que é. É aquilo que ela estampa. A marca levanta bandeiras porque é esta a sua substância. No brechó, sendo cíclica, agênero e plural de corpos. Na collab, sendo produção 100% local e feminina. Na estética e ambiência, arte, cinema, música e nenhuma isenção - afinal, #ELENÃO.


Qual a melhor parte de conduzir um brechó?


Tudo é mágico no garimpo. As roupas contam histórias e eu as ouço. Tento reverberar isso às pessoas e sinto-me realizada em fazê-las perceber aquilo que meus olhos enxergam em cada peça. É sobre processo. Precioso!


Qual a importância da moda sustentável e do consumo consciente nos dias atuais?


Tamanha a importância, é claramente indissociável. A gente não pode mais discutir moda sem assimilar sustentabilidade e - ainda -

lugar de fala. Afinal, apropriação cultural ou reprodução de discursos também é pauta iminente e precisa ser discutida. Grave e urgente.


Quando você está se sentindo bloqueado ou sobrecarregado de maneira criativa, como se conecta a si mesmo?


Com arte. Sempre ela.



Ainda existe preconceito por parte das pessoas em comprar roupa de brechó? Como quebrar essa mentalidade?


Existe. É latente e já presenciei inúmeros tipos de situações negativas em torno disso, mas sou uma grande esperançosa e acredito que as coisas estão gradativamente começando a mudar. Brechó é revolução e já estamos vivemos uma - não sou eu quem falo, mas dados, estatísticas. A arte do garimpo vai dominar o mundo!


Como funciona a curadoria dos produtos?


Na Demodè tento ser criteriosa. Entender o fluxo e necessidades a partir de períodos distintos ajuda bastante a ser assertiva na curadoria das peças. A loja em termos de estrutura e espaço físico não me permite excessos, por isso tento filtrar e trazer uma equivalência em numerações, estilos, modelagens e gêneros - mas o que é feminino e masculino, não é mesmo?




Qual a mensagem você espera que seu trabalho mande para os seus compradores?


A relação transcende venda e compra, por isso prefiro chamá-los de parceir@s e amig@s.

Diria e digo que permitam-se! Tenham a experiência de vestir o que querem sem receios. Aqui também é sobre processo, mas é muito feliz ver uma mulher deixar de usar um sutiã apertado e não ter vergonha de assumir seus mamilos. É lindo ver um homem usar uma saia ou um salto e ligar o foda-se para apontamentos. É incrível ver uma mulher G/GG amando o que vê no espelho e usando exatamente aquilo que a sociedade diz para ela não usar. Revolucionário!


Trabalhar para si mesmo pode ser bastante assustador. Nos conte mais sobre como é a experiência de trabalhar sozinha.


É uma infinda missão! Hahahaha. Ser empreendedora solo é bem cansativo, mas recompensador. E eu não falo de dinheiro, mas de todas as outras questões já ditas. Amar o que se faz é a roda motriz.




Qual é o seu relacionamento com a moda?


A moda é minha menina dos olhos. Sempre me foi convidativo os figurinos dos filmes que assistia ferozmente no alto de minha cinefilia - ou dos clipes dos artistas que nortearam minha relação com a música. Estética e arte são fundamentais para a existência humana - mais do que a maioria das pessoas gostaria de admitir.


Quem é / são sua maior inspiração de moda?


Não quem, mas o que. Se me permite a repetição, minhas paixões cinema e música se encaixam perfeitas aqui. Hahaha!


Marcela Maya veste a Coleção Listras

//

Conheça mais o trabalho da Demodé: @demode.collab

0 visualização

TREKANTX / 2020 © 

CNPJ: 28.788.601/0001-20

Recife, PE - Brasil 

Sobre        Informações        Entrega        Troca e devolução        Tabela de Medidas        Contato